Educação Fundamental I

O ser humano tem três capacidades mentais:
O conhecimento – a capacidade para juntar informações
O entendimento – a capacidade para organizar as informações em ordem lógica
A sabedoria – a capacidade para aplicar as informações e o ordenamento lógico.

Todas já estão em desenvolvimento na criança desde antes de seu nascimento, e continuamente ela aprende fatos (conhecimento), conta fatos para outras pessoas (entendimento ou ordenação lógica) e usa os fatos e as narrativas de modo prático (sabedoria).

O período do Ensino Fundamental 1 equivale ao primeiro nível, a que chamamos de nível do Conhecimento ou etapa da Gramática.

Nos primeiros anos da criança, enquanto as três capacidades se desenvolvem, a capacidade de conhecer passa pelo maior crescimento. Aproximadamente aos 6 anos de idade já encontra-se pronto 90% do desenvolvimento físico do cérebro. Sendo assim, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança já está preparada para receber uma quantidade maior de informações. As brincadeiras cedem lugar ao trabalho (tarefas escolares) e à leitura. Esta fase também abriga os primeiros momentos que ficam com detalhes na memória da criança, por isso a importância de reforçar bons hábitos como alimentação saudável, higiene, hora de estudos, leitura.

Por volta dos 9 ou 10 anos, as partes do desenvolvimento alcançam o estado de maturidade em que a capacidade de conhecer avança muito em direção ao período intenso em que a capacidade e habilidade para os estudos acadêmicos formais relacionados ao Conhecimento são as mais proveitosas.

Neste nível ensinamos o aluno a habilidade de compreender, ou receber as informações de modo preciso, para ele juntar os fatos. O conhecimento é partilhado por meio de narrativas e demonstrações, passando pelos sentidos, onde também desenvolvemos um vocabulário de fatos e regras. O maior objetivo é desenvolver a competência nas ferramentas de pesquisa: leitura, audição, escrita, observação e mensuração.

Na Educação por Princípios aplicada ao Ensino Fundamental, consideramos o padrão tríplice da mente para o aprendizado: Reflexão, Criatividade e Aplicação. A Reflexão leva em conta que não existe aprendizado que não envolva pensamento. Assim, não entregamos ao aluno conclusões prontas; o alvo é expandir sua mente. O raciocínio, a inferência lógica, a conclusão e organização dos fatos na mente faz do aprendizado uma experiência alegre e desafiadora. A Criatividade expressa a renovação da mente a partir do que se investigou, refletiu e ponderou, e é sempre dirigida para produzir soluções. Finalmente, a Aplicação visa colocar em prática o que a mente aprendeu, fechando-se um ciclo e amadurecendo-se para outros ciclos de aprendizagem, e assim expandindo cada vez mais a capacidade de aprender.

Conhecida a estrutura de funcionamento da mente, aplicamos então o método de ensino da Educação por Princípios (metodologia): pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar, cumprindo todos os conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sempre pautados na verdade dos princípios cristãos.

Idade: de 6 a 10 anos – Níveis: Fundamental I – 1º ao 5º ano

Faça agora sua pré-matrícula!

Deixa seus dados que entraremos em contato!

Educação Fundamental I